P-3 Orion da FAP intercetado por caça russo… ao vivo e a cores

Fonte: Força Aérea Portuguesa via “The Aviationist”

Um vídeo só agora tornado público mostra um P-3 CUP+ Orion da Força Aérea Portuguesa a ser interceptado por um caça russo Sukhoi 27 Flanker na zona do Báltico, em Novembro passado.

As imagens foram captadas pelas câmaras do avião português, e nelas é possível ver que a aproximação do avião russo é tão rápida que o piloto aciona o sistema de travagem aérea para ficar junto do aparelho português.

O Sukhoi acompanha o P-3 a poucos metros de distância e deixa bem visível que está armado com seis mísseis ar-ar. Outras imagens, captadas com uma câmara de visão nocturna, dão uma perspetiva ainda mais próxima do aparelho russo.

O P-3 Orion esteve na zona do Báltico em Novembro passado, no âmbito da missão de policiamento aéreo que a Força Aérea Portuguesa liderou com o contributo adicional de seis caças F-16.

O P-3 é um avião de patrulhamento marítimo que está preparado para interceptar e analisar comunicações de rádio e electrónicas. Por isso, é bem provável que estivesse a realizar uma missão ISR (Intelligente, Surveilance and Reconnaisance). Ou seja, em linguagem de leigos, estaria a espiar as comunicações militares russas, uma capacidade que foi adquirida por estas aeronaves com a modernização para o padrão CUP (Capability Upkeep Program).

Talvez assim se torne mais claro o significado dos “passeios” dos Bear russos junto à nossa costa.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: