Portugal compra patrulhas à Dinamarca

"RDN P555 Storen 1" by Kim Storm Martin, www.notatia.dk - iloapp.notatia.dk/data/_gallery/public/0/1216861029.jpg. Licensed under Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 via Wikimedia Commons - http://commons.wikimedia.org/wiki/File:RDN_P555_Storen_1.jpg#mediaviewer/File:RDN_P555_Storen_1.jpg

Navio patrulha “Storen”, da Marinha Dinamarquesa (classe Flyvefisken), desarmado em 2010 após 9 anos de serviço. Foto: Kim Storm Martin http://www.notatia.dk -iloapp.notatia.dk/data/_gallery/public/0/1216861029.jpg.

É oficial: até ao final do ano, Portugal vai comprar quatro navios patrulha à Dinamarca. A informação vem da boca do próprio chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), numa longa entrevista à RTP.

O almirante Macieira Fragoso não especificou quais as embarcações que vão ser adquiridas, mas não é muito arriscado avançar que serão os patrulhas das classe Flyvefisken (“Peixe Voador”, em português).

Ao todo, foram construídos 14 navios deste tipo entre os anos de 1985 e 1995. Três foram vendidos à Lituânia e um mantém-se ao serviço da Dinamarca. Os dez restantes foram retirados do serviço entre 2006 e 2012, o que significa que têm tempos de serviço que oscilam entre os 15 e os 22 anos. Isto vai de encontro à afirmação do CEMA de que os patrulhas que Portugal irá adquirir ainda terão mais 15 anos de vida útil.

Sem conhecer o estado específico de cada embarcação e o número de dias em que estiveram no mar (e elas andaram por mares bem difíceis!), o ideal seria que viessem os quatro navios mais novos da segunda série da classe: Gribben (1993); Ravnen (1994); Skaden (1994); Viben (1995). Falo da segunda série porque houve três, muito embora as diferenças entre elas se situem apenas ao nível da propulsão.

Outra questão – e vital – é o “recheio”. O almirante Macieira Fragoso revelou que os navios custarão 30 milhões de euros, o que considerou um excelente negócio, mas também mencionou que será necessário actualizá-los. Presume-se que esse será um custo à parte, o que elevará bastante o preço final. Mesmo assim, e tendo em atenção que só o NRP Viana do Castelo custou mais de 50 milhões de euros, não se pode dizer, para já, que a opção não é económica…

No que diz respeito às características técnicas gerais, à partida tudo parece bater certo: os Flyvefisken precisam de poucos tripulantes (19 a 29, consoante a configuração), estão preparados para enfrentar o pior do Atlântico (ou não tivessem patrulhado os mares da Gronelândia) e, graças ao sistema Modular StanFlex, podem ser configurados facilmente para diferentes missões, com diferentes armamentos. É claro que a Armada irá usá-los “só” para patrulha, o que não exige mais que um canhão e algumas metralhadoras, mas é sempre bom saber que, com uma simples mudança de contentor, estes navios podem passar a ter mísseis Harpoon e Sea Sparrow, que já são usados pela Marinha nas suas fragatas.

Enfim, o negócio não parece ser mau, mas tudo dependerá do estado em que os dinamarqueses mantiveram os navios.

8 responses

  1. Estratega amador | Responder

    Parece ser a única via possivel, uma vez que não se pretende usar o Arsenal do alfeite para construir patrulhas até às 30 Milhas e os ENVC estão envolvidos em negociatas e confusões. Como se disse, tudo dependederá do estado em que estão, mas provavelmente a “actualização” principal, será retirar o canhão de 76 mm e substitui-lo por um de 30 ou 40mm. Agora 4 navios quando se desistiu dos NPO, parece-me curto, principalmente quando os 2 EH-101 de patrulha maritima estão quase sempre inoperacionais – teriam sido uteis agora nas Selvagens, numa hora ou isso podiam desembarcar lá uma secção de fuzos ou páras, que punha termo aquela fantochada – e só há 1 P3 Orion, operacional. Mas é melhor que nada.

  2. E as velhas corvetas coitadas que e uma aventura cada vez que vao para o mar , nao teem condicoes , so o esforco quase desumano dos que la prestam servico , as manteem a funcionar! Sabe-se la ate quando uma desgraça!

    1. Acredite que não é fácil… Cada dia mais degradadas… É uma ginástica muito grande conseguir manter a operacionalidade constante das velhinhas corvetas….

  3. Quem irá ganhar com o negócio? É melhor ter o Arsenal do Alfeite parado e a pagarem ordenados (alguns bem chorudos)? Devolvam o Arsenal á Marinha e façam lá os navios. Sim, porque só se fala em Viana, até parece que era em Viana (não quero menosprezar ninguém) que a Marinha fazia a manutenção dos seus navios, e quantos navios foram construídos para a mesma? Agora quatro navios velhos? Bem só se for para tirar peças duns para os outros, só mesmo neste país.

    1. Carlos Silva Negrão | Responder

      Esqueçam Viana porque lá só se pagava ordenados e produção nada. Fui da construção naval na Parry & Son que era o mesmo dono dos estaleiros assim que nacionalizaram fui tudo borda fora deixaram de trabalhar e eu tive que Emigrar

  4. Estratega Amador | Responder

    A opção por navios de 15 anos revela vistas curtas, mas infelizmente são os tempos que vivemos, marcados por escassez de recursos, corrupção e opções políticas questionáveis. A nossa queda em termos navais, já vem de longe, desde o desaparecimento da flotilha draga-minas. Agora, com a quase entrega dos direitos da nossa ZEE à UE, as coisas vão piorar. São infelizmente, os políticos de cartão, corruptos, que temos. Lisnave, Setenave, Parry & Son, ENVC… Deixaram acabar – ou funcionar a 1/3 – tudo. Agora para termos Marinha, só os “reservas encostados” dos outros, ou as polémicas acerbadas dos “novos” – neste caso os 2 submarinos que deviam ser 3, pelo dinheiro gasto. E ninguém é preso por isto …

    1. Os 15 anos de vida útil que o sr. Almirante CEMA fala depressa são desdobrados em 30…. Á semelhança dos navios patrulha actuais (Zaire, Quanza, Cacine) e das corvetas… Certinho e direitinho.

  5. Será que não prestava, porque é que fazemos coisas tão caras…
    http://www.asemana.publ.cv/spip.php?article64962

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: