Lá vamos nós outra vez…

À medida que uma ofensiva ocidental na Síria se aproxima cada vez mais, as questões chatas do costume surgem com frequência redobrada.
Qual é o objectivo do ataque?
Quando e como deve terminar?
Que objectivos estratégicos serve ele?
Como o “Information Dissemination” explica, os EUA e o os seus aliados parecem, mais uma vez, estar a substituir uma reflexão estratégica ponderada pelo voluntarismo cego do “atacamos porque podemos”.
O uso de armas químicas é um crime repugnante, mas atacar a Síria sem estabelecer objectivos estratégicos claros e sem o apoio da opinião pública pode revelar-se uma grande asneira, e de consequências imprevisíveis.

2 responses

  1. Há sempre um objetivo! Pode é não ser o mais adequado à situação, de acordo com a nossa opinião ou análise! A “responsabilidade de proteger” pode não ter tempo suficiente para convencer as opiniões públicas! Esse é um risco que as democracias têm de correr!
    Quanto ao ataque, parece mais ou menos óbvio que se a opção do “ocidente” for o lançamento de bombas/mísseis será acompanhada de um movimento terrestre “organizado” pelos opositores de Assad. Já vimos este “tipo” de guerra no Afeganistão em 2001: armas de precisão acompanhadas de movimentos terrestres de forças “irregulares”. A questão que se pode colocar é saber se as Forças Especiais dos envolvidos estão já no terreno para coordenar as operações subsequentes. O “fogo” só tem razão de ser com “manobra”, incluindo-se nesta a comunicação estratégica para convencer as opiniões públicas “que contam”.

    1. Pode ser que haja, mas ao não ser formulado publicamente – porque, provavelmente tem a ver com o Irão – abre caminho para um fracasso na guerra das opiniões. Assim, basta a Assad resistir mais do que o esperado, e está o caldo entornado…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: