F-16 para a Roménia?

Há anos que Portugal tem dez caças F-16 para venda, dado que não tem orçamento, nem pilotos, para manter os mais de 40 aparelhos que possui a voar. Apesar de várias notícias terem indicado potenciais interessados nos aviões (o Paquistão foi o penúltimo), nada de substancial aconteceu.
Agora, informações vindas da Roménia indicam que aquele país está disposto a negociar a compra dos F-16 portugueses. O ministro da Defesa romeno diz que os aparelhos estão em excelente estado e que a sua aquisição pode bem ser a última hipótese de a Roménia substituir atempadamente os Mig 21 que asseguram a defesa aérea do país.
Acontece que este programa de reequipamento já teve tantos avanços e recuos que se torna difícil acreditar que seja mesmo desta que a Roménia vai abrir os cordões à bolsa, ou não estivesse o país a viver um momento muito delicado em termos financeiros e políticos.
No que diz respeito a Portugal, mesmo que o negócio se concretize, é duvidoso que a intenção aparente de governos anteriores de canalizar as verbas resultantes da venda de material militar obsoleto ou desnecessário para o reequipamento das Forças Armadas se concretize – ou não estivéssemos nós em plena estação da troika, com mais cortes na Defesa a adivinharem-se.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: