(Des)união europeia

aqui escrevi sobre as fracturas que estão a surgir de dia para dia na União Europeia, e sobre as ameaças directas à sua paz que estão a surgir a Leste. Subjacente a tudo isto está uma história muito longa e complicada, que evoluiu muito em função da geografia do continente. Ora, o conhecimento da História e da Geografia parece ser  uma das coisas que menos abunda entre os líderes europeus e a população em geral, com os tristes resultados que se conhecem.

Robert D. Kaplan escreveu um magnífico artigo na The National Interest de Julho que pode servir muito bem como guia para qualquer pessoa interessada perceber como é que a Europa se formou, com toda a sua enorme diversidade geográfica, económica, política e cultural, e para onde pode ir. “O Mapa Dividido da Europa” mostra isso mesmo que o título indica: que apesar do esforço enorme de unificação do continente que tem sido levado a cabo nos últimos 50 anos, a Europa continua a ser um conjunto de regiões transfronteiriças com identidades e realidades bem próprias que se impõem frequentemente às vontades dos estados e dos políticos.

Kaplan confirma o já bem conhecido deslocamento do centro de gravidade da Europa para Leste, mas também não tem dúvidas de que ela se expandirá para Sul. Para ele, a fronteira natural da Europa será o Deserto do Saara, e o Mediterrâneo voltará a servir como elo de união entre as suas duas margens, e não de separação, como tem acontecido nos últimos séculos. A Grécia, por estar no centro desse mundo por nascer, será o “termómetro” da Europa nos próximos tempos.

Não sei se concordo com tudo o que Robert D. Kaplan escreve, mas o seu interesse e brilhantismo são inegáveis. Leiam, por favor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: