A crise europeia

A segurança da Europa e do mundo jogaram-se ontem na cimeira europeia. Sem se resolver o problema financeiro não será possível resolver o problema económico que nos ameaça a todos: a falta de crescimento e a dependência (e subserviência) excessiva face ao crédito e à especulação; sem se resolver o problema económico, a Europa, enquanto projecto de solidariedade e cooperação, fragmentar-se-á e caminharemos rapidamente para um cenário em que vários estados (especialmente no Leste) cairão no extremismo e na desordem social e política. A partir daí, tudo é possível.

A abertura dos cofres do Fundo Europeu de Estabilização Financeira aos bancos e aos estados em dificuldades podem ser passos na direcção certa para se começar a resolver a crise- pelo menos os investidores, para já, acreditam nisso -, mas ainda é cedo para dar garantias. A Casa Branca já veio pôr água na fervura, até porque sabe bem demais o que é que a casa europeia tem gasto nos últimos três anos. Obama não está disposto a deixar que a indecisão europeia arruíne a recuperação económica norte-americana e, consequentemente, as suas possibilidades de reeleição, em Novembro. Por isso, deixou já bem claro que espera que as novas medidas sejam mais detalhadas, e que sejam apenas o princípio de algo mais ousado e eficaz.

Entretanto, o espectro grego continua a pairar sobre todos estes esforços e boas intenções. Enquanto o problema da dívida da Grécia não for resolvido de uma vez por todas, ele poderá muito bem arrastar a Europa para o abismo – talvez começando por Portugal.

Há lições da História que são muitas vezes ensinadas, mas poucas vezes aprendidas. Uma delas é que um pequeno país, ou um mesmo um pequeno banco, pode pôr o mundo de pantanas. Os austríacos que o digam.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: